Como encontrar o perfil profissional ideal para cada cargo da empresa?
Quem trabalha com RH sabe que os processos exigem muito do profissional por essa tarefa. Afinal, é preciso fazer uma grande seleção para achar uma pessoa com o perfil profissional ideal para cada cargo na empresa.
É claro que não existe ninguém perfeito, nenhuma pessoa que chegue na empresa já fazendo todas as funções que precisa com maestria. Isso porque por mais que se tenha experiência em uma área, tudo varia de uma empresa para outra.
No entanto, o RH precisa encontrar entre os candidatos alguém com o perfil mais próximo possível do perfeito para um cargo vago na empresa.
Por que é importante ter o perfil ideal na empresa
– Desempenho Eficaz: O perfil profissional ideal possui as habilidades, conhecimentos e competências necessárias para desempenhar as funções com eficiência e eficácia. Isso garante que as tarefas sejam executadas com qualidade, produtividade e assertividade, contribuindo para o sucesso da equipe e dos projetos.
– Ambiente Colaborativo: Alinhar os colaboradores com os valores, cultura e propósito da empresa cria um ambiente de trabalho harmonioso e colaborativo. A coesão e o engajamento facilitam a comunicação, colaboração e trabalho em equipe.
– Desenvolvimento a Longo Prazo: O perfil profissional ideal contribui para o crescimento da empresa a longo prazo. Esses colaboradores têm potencial de evolução, podendo assumir novas responsabilidades, liderar projetos e impulsionar a inovação.
– Cultura Organizacional e Valores: O perfil ideal está alinhado com a cultura organizacional e os valores da empresa. Esse alinhamento facilita a adaptação ao ambiente de trabalho, promove a identificação com a missão e visão da empresa e fortalece os princípios éticos compartilhados.
– Sentimento de pertencimento: Ter o perfil ideal na empresa não só garante que os colaboradores estão alinhados com os valores e objetivos organizacionais, mas também promove um forte sentimento de pertencimento, aumentando a satisfação e a produtividade no ambiente de trabalho.
Antes disso, veja: Teste de personalidade: desvendando o perfil do candidato com o Mapa.
Alinhe os objetivos da empresa
O RH precisa conhecer bem a empresa, pois a cultura organizacional deve servir como norte para a contratação de pessoas. Com base nas diretrizes como a missão, visão e valores, é possível encontrar pessoas que tenham pensamentos similares aos da empresa.
Isso tudo fará com que o colaborador se sinta bem na empresa. E, assim, evite problemas futuros, como incompatibilidade de ideias e o turnover.
Defina as características para cada cargo
É preciso que as empresas tenham as pessoas certas nos lugares certos. Para isso, é preciso que se levante as características essenciais para cada cargo que vagar ou abrir na empresa.
Uma boa opção é que o gestor de RH se reúna com o líder do setor em que há uma vaga. Isso de forma a saber qual a formação acadêmica que se pretende, as características de personalidade, entre outros adjetivos que se enquadrem para cada função.
Anuncie a vaga da forma correta
Hoje em dia, existem diversas formas de fazer anúncios de vagas, como por meio de agências de emprego, em seções de classificados dos jornais, em comerciais de rádios, em grupos para essa finalidade nas redes sociais etc.
Porém, é necessário fazer um planejamento do anúncio, o qual precisa ser veiculado em um canal que seja acessado pelo público-alvo que se deseja alcançar. Para encontrar um profissional da área de TI, que é usuário ativo nas redes sociais, por exemplo, de nada adianta anunciar em um jornal impresso, pois dificilmente essas pessoas terão contato com esse tipo de mídia.
Utilize a tecnologia no momento da avaliação
A tecnologia pode ser uma aliada dos profissionais de RH no momento de fazer a avaliação dos funcionários. Atualmente, existem ferramentas de avaliação de personalidade que garantem um estudo completo do candidato, verificando se ele tem ou não compatibilidade com a função desejada, ou seja, o fit cultural.
O Mapa é um sistema de avaliação psicológica que tem a sua qualidade reconhecida e certificada pelo Conselho Federal de Psicologia. O funcionamento é feito por meio de um conjunto de testes que coleta informações e faz um cruzamento de dados, que dá origem a gráficos com estatísticas que possibilitam ao recrutador uma base sólida para escolher o melhor perfil profissional para as vagas da empresa.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o características fundamentais para contratação? Então entre em contato com a Mapa.