Desenvolvendo a liderança: afinal, é um dom ou uma habilidade?
Os bons e os maus líderes nos ensinam o que é a liderança: os bons, pelo seu desempenho e pela forma como conseguem atingir objetivos junto aos seus liderados, mantendo-os motivados; os maus, por mostrarem o que não é liderar, de forma a não conseguir um domínio sobre o trabalho em grupo, sobre suas metas e o engajamento das pessoas.
Afinal, todo mundo sabe o que é liderar e reconhece quando está diante de um líder de verdade. No entanto, quando falamos sobre as suas características e sobre a liderança ser uma habilidade ou um dom, fica mais difícil explicar, pois esse é um conhecimento mais complexo.
Diante disso, falaremos aqui sobre as características de um líder e vamos analisar se elas podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa, desde que certas condições estejam envolvidas no processo de aprendizagem. Veja quais são e conheça alguma técnicas para desenvolver a liderança!
Principais características de um líder
A princípio, a essência da liderança está na capacidade de influenciar pessoas. Influenciar aqui não é necessariamente no sentido de persuadir, mas de oferecer conhecimentos ou ferramentas que gerem impacto real no outro a ponto de direcioná-lo para alguma tarefa/caminho/atitude. Nesse caso, “inspiração” é a palavra mais adequada para se referir a essa característica.
Entretanto, até ter a capacidade de inspirar pessoas, um líder precisa adquirir outras habilidades. Essas habilidades formarão um perfil favorável, tornando o indivíduo preparado para gerenciar uma equipe e motivá-la a evoluir constantemente.
Conheça as principais características de líderes e veja depois se elas podem ou não ser desenvolvidas:
- a princípio, trabalhar em busca de resultados;
- estimular sua equipe;
- assumir responsabilidades;
- conhecer tecnologias que beneficiem a organização (olhar para a inovação);
- educar colaboradores pela própria conduta;
- reconhecer suas limitações;
- gostar de trabalhar em equipe;
- acreditar na inteligência coletiva;
- tomar decisões sempre que for necessário;
- levar em conta a vontade do grupo;
- reconhecer méritos;
- oferecer feedback;
- reconhecer o colaborador como um ser integral, dotado de características pessoais.
Diante dessas habilidades, é possível perceber que não existe uma fórmula mágica para a liderança, nem mesmo um perfil comportamental que possa ser traduzido em poucos adjetivos.
Mais do que isso, percebe-se que não há como falar de um líder sem levar em conta o contexto de atuação e as variáveis organizacionais que fazem parte das suas funções.
Desenvolvendo a liderança: habilidade ou dom
Com tudo o que foi dito até aqui, não é difícil concluir que a liderança pode sim ser aprendida e que a diferença entre aquelas pessoas que parecem ter nascido para liderar e as que não têm jeito nenhum é mesmo a motivação para se tornar um líder e aprender o que for preciso para tal.
Para mostrar o caminho do desenvolvimento da liderança, conheça agora 5 técnicas que fazem parte da trajetória de quem quer se tornar um ótimo líder:
- técnicas de desenvolvimento pessoal (autoconhecimento);
- cursos presenciais e online;
- coaching;
- trabalhos em grupo;
- cursos em forma de aventuras reais, com foco em liderança.
Todas as técnicas acima oferecem uma combinação de desenvolvimento intelectual e práticas específicas voltadas para o processo de liderança. O autoconhecimento, especificamente, é uma característica que qualquer pessoa precisa buscar, uma vez que determina até onde o indivíduo poderá crescer — até mesmo no aspecto profissional.
Com isso, o dom como justificativa para o destaque de determinadas pessoas em posições de liderança perde o sentido quando olhamos para o processo dessa forma. Por sua vez, a abordagem que privilegia as habilidades oferece uma visão mais próxima da realidade, mostrando que qualquer pessoa pode desenvolver a liderança.
Por fim, gostou de saber que você pode exercer uma função de liderança por meio do aprendizado de habilidades? Então, compartilhe este conteúdo nas redes sociais e mostre aos seus amigos que eles também podem ser ótimos líderes!