Testes psicológicos para usar em 2023
Realizar testes psicológicos de personalidade é fundamental para avaliar não só a atenção e o raciocínio lógico, mas também os traços de personalidade, as aptidões e outras características vitais dos candidatos durante o processo de recrutamento e seleção.
Essas avaliações, conduzidas por psicólogos qualificados, são essenciais para o departamento de recursos humanos de uma organização. Elas permitem selecionar e treinar indivíduos com maior precisão e assertividade.
À medida que 2023 se aproxima, é hora de aprimorar os processos de recrutamento e seleção, incorporando as avaliações psicológicas mais avançadas e inovadoras do mercado.
Conheça os Melhores Testes para Usar em Processos de R&S em 2023!
Testes psicológicos: benefícios para a empresa e para o colaborador
Primeiramente, é preciso dizer que os testes são ferramentas de avaliações psicológicas que usamos para analisar diferentes construtos a respeito do indivíduo, como personalidade, inteligência e atenção.
É bem verdade que os testes psicológicos trazem vários benefícios para a organização. Um deles é a possibilidade de ter uma contratação mais eficiente, já que é uma ferramenta que permite acessar informações além do seu currículo. Com os testes, também é possível entender se o perfil está alinhado à cultura organizacional ou se apresenta as habilidades necessárias para desempenhar determinada função.
As avaliações psicológicas são fundamentais pois visam analisar diversas características psicológicas, incluindo comportamento, traços de personalidade, competências, potencialidades e aspectos a serem aprimorados. Essas avaliações são extremamente vantajosas para as organizações, pois permitem que, com base nos resultados obtidos, possam:
- Reter talentos;
- Evitar o turnover;
- Reduzir o absenteísmo;
- Aumentar a motivação da equipe;
- Melhorar o relacionamento interpessoal;
- Aumentar o engajamento na execução de tarefas;
- Reduzir conflitos e divergências;
- Melhorar o clima organizacional;
- Alocar profissionais em funções alinhadas às suas competências;
- Planejar o desenvolvimento da equipe;
- Contribuir para o desenvolvimento de pessoas;
- Contribuir para a promoção da saúde emocional;
- Avaliar o desempenho do time.
Vantagens dos testes psicológicos para os colaboradores
Os testes psicológicos de personalidade também trazem benefícios para os profissionais. Por exemplo, eles podem entender melhor seus pontos fortes e áreas de desenvolvimento. Com isso, podem adotar estratégias de desenvolvimento em conjunto com a empresa.
Esses testes também permitem que o colaborador ocupe uma vaga mais adequada ao seu perfil, o que gera maior satisfação, segurança e motivação para realizar as tarefas. Vale ressaltar que, quando o profissional ocupa um cargo alinhado com suas aptidões, ele tende a se integrar melhor com os membros da equipe.
Além disso, quando o trabalhador se identifica com o cargo e com a função que exerce, é mais provável que seja valorizado por sua contribuição ao negócio, o que pode motivá-lo a permanecer mais tempo na empresa.
Quais são os testes psicológicos para usar no R&S em 2023?
Ao utilizar um teste psicológico, é importante fazer uma leitura minuciosa dos documentos vigentes que normatizam os procedimentos inerentes dos processos de avaliação psicológica, por exemplo: a Resolução CFP nº 9/2018.
No quesito recrutamento e seleção, os testes mais usados – e que, possivelmente, continuarão em 2023, são:
Teste de Atenção Concentrada
Esse teste psicológico mede a capacidade de concentração e foco dos colaboradores. É bastante usado quando a empresa deseja avaliar perfis para ocupar cargos que exigem maior concentração. Exemplo: um profissional que revise textos precisa aptidão em atenção concentrada.
Bateria Fatorial de Personalidade
O teste BFP é um tipo de avaliação psicológica baseada no Big Five, ou Cinco Grandes Fatores. A ferramenta avalia os cinco principais traços de personalidade de cada indivíduo.
O teste BFP avalia os níveis de:
- extroversão;
- neuroticismo;
- abertura para novas experiências;
- socialização;
- realização.
Com ele, é possível entender qual é a personalidade dos candidatos e/ou colaboradores de uma organização dentro dos parâmetros citados. E, assim, pode-se identificar o perfil médio da empresa, o perfil ideal de candidatos que se alinham à cultura organizacional, entre outros diversos fatores.
Inventário de Administração de Tempo
Como o próprio nome já diz, esse teste analisa a administração do tempo do candidato. Dessa maneira, ele indica desperdício de tempo, dinâmicas e nível de produtividade.
Teste Não Verbal de Inteligência
Esse teste avalia habilidades intelectuais não verbais e, geralmente, apresenta questões em ordem de dificuldade. Desse modo, ele mensura:
- relações de identidade simples;
- raciocínio por analogia com mudança de posição;
- raciocínio por analogia de tipo numérico, com mudança de posição e tipo espacial;
- relação entre identidade e raciocínio por analogia.
Teste de raciocínio lógico
Testes Psicológicos de Desempenho
Esse tipo de ferramenta visa analisar o desempenho do candidato na hora de solucionar problemas no dia a dia, interpretar textos, planejar ações e tomar decisões em um curto período. Ele é bastante útil em diversos processos, mas principalmente para cargos relacionados à vigilância e à segurança.
Benefícios dos Testes Psicológicos de Desempenho:
- Avaliam habilidades cognitivas essenciais, como resolução de problemas, atenção e tomada de decisão.
- São úteis para identificar candidatos com potencial para cargos que exigem alto desempenho sob pressão.
- Podem complementar outras ferramentas de avaliação, como testes psicológicos de personalidade, para fornecer uma visão mais abrangente das habilidades e competências do candidato.
Aplicações dos Testes Psicológicos de Desempenho:
- Processos de recrutamento e seleção para cargos em áreas como vigilância, segurança, atendimento ao cliente e gestão.
- Programas de treinamento e desenvolvimento para aprimorar habilidades cognitivas e melhorar o desempenho no trabalho.
- Avaliações de desempenho para identificar áreas de melhoria e fornecer feedback aos funcionários.
Conheça o teste de personalidade Mapa
O teste de personalidade Mapa, instrumento aprovado pelo CFP, foi estruturado como uma bateria fatorial de avaliação da personalidade, por meio de uma escala de autorrelato.
Com ele, a empresa consegue ter uma visão 360 graus de diversos aspectos do candidato. Afinal, a ferramenta avalia um conjunto de construtos que organizam a personalidade por meio de uma estrutura de fatores testada no Brasil.
O teste Mapa avalia até 48 traços da personalidade, trazendo uma análise que pode contribuir para o contexto organizacional ao realizar avaliações psicológicas, seja nos recrutamentos e seleções, seja no planejamento de programas de desenvolvimento de pessoas, aspectos de gestão, atividade e autogestão.
Entre os benefícios da ferramenta, podemos destacar:
- Amostra 100% brasileira;
- Avalia cinco grandes competências;
- Aplica-se tanto em líderes quanto em grupos técnicos;
- Traz uma compreensão completa do sujeito;
- Avalia fatores de risco físico;
- Possui sistema de gestão on-line;
- Armazena dados em nuvem com backup constante.
Que tal conhecer melhor o teste que entende pessoas por meio de ciência e dados? Então, clique aqui.